segunda-feira, 19 de outubro de 2009

DEPOIMENTOS SOBRE O GESTAR II


Com a Palavra...

“A minha opinião sobre o Gestar é que ele é um projeto muito bom, que nos ajudou a elaborar projetos como gêneros textuais e o Memorial que foi um dos que eu mais gostei.
Gostaria que um dia eu pudesse visitar o Gestar só para ver como esses projetos chega até nós e também ver como é lá, pois, tenho essa curiosidade e espero que vocês possam atender ao meu pedido.” (
Gislanny Gomes, 8º ano Turma A)


“Achei as questões do teste boas e de fácil entendimento, algumas de raciocínio lógico.
Os trabalhos de gêneros textuais como, por exemplo, os dos meios de comunicação foram ótimos onde o tema gripe suína que estava em alta foi muito falado.
O memorial foi um dos que mais gostei porque nós nos lembramos de coisas que estavam perdidas na nossa mente além de aguçar nossa escrita e leitura." (Franciele Gonçalves, 8º ano Turma A)


"Os trabalhos e todos os outros processos que ocorreram neste ano foram muito bem passados para todos nós alunos e este ano letivo foi muito novo para nós." (Taynara Francisca Santos 8º ano, Turma A)


"Bom eu gostei muito das últimas aulas de português porque foram muito comunicativas para que eu aprendesse mais sobre o mundo como o texto Essas meninas. Ele me alertou como está a violência hoje em dia; pois com um simples ato de violência a vida das meninas mudou e um passe de mágica. Enfim, as aulas foram exemplares. (Natalia Silva Correia, 7ª A)

E"u adorei as aulas porque elas eram divertidas e assim você via que os alunos participavam, pesquisavam e o mais importante aprendiam e se divertiam com aulas participativas, pesquisas interessantes e assuntos novos e surpreendentes. As aulas fizeram eu ver o português de outra forma eu nunca imaginei que português era tão legal e interessante. (Nayara Pámela, 7ª A)


  • Elizabete Tomaz (Escola Claudino Leal)

O Gestar II para mim foi de suma importância, pois, está sendo uma das melhores capacitações que já participei. No início foi difícil acreditar nesse projeto, mas com o decorrer dos trabalhos fui refletindo e analisando sobre esse projeto e cheguei a conclusão que era isso que estava faltando para nós, professores alguém que nos levasse a sério e não quisesse passar apenas conteúdos jogados.
A única crítica que eu tenho a passar é o curto tempo que temos para os encontros, pois, apenas um por mês é muito pouco para desenvolver um trabalho tão interessante e a troca de experiências, gostaria que da próxima vez tivéssemos mais tempo para nossos encontros, mas apesar disso o que nos motivou foi a experiência da professora Formadora, uma excelente profissional, que soube fazer com que esse pouco tempo tirássemos o máximo do proveito.
Aprendi muito e desenvolvi habilidades que nem mesma sabia que tinha, pois não é fácil trabalhar com turmas superlotadas onde temos que observar aluno por aluno, porém sempre estamos à procura de novos desafios.
Agradeço a todos os integrantes do Gestar II pela oportunidade de nos proporcionar um curso desse gabarito e principalmente da Formadora por ter nos dado essa oportunidade em crescer tanto como pessoa e profissionalmente.

  • June Travassos (Escola Coronel José Domingos)
Na verdade fiquei surpresa com o projeto Gestar quando vi o resultado, em sala de aula. O livro didático (da escola) que trabalho com meus alunos não é muito interessante, salvo algumas atividades lúdicas que constam no texto e eu tento aproveitar bastante para que a aula não fique cansativa. Há textos e muitas atividades imensas.
Desde a primeira aula que apliquei, com o Projeto Gestar, notei que alguns alunos fizeram observações relacionadas, não só ao tamanho do texto, mas também ao tipo, percebi que se emocionaram. Assim que iniciamos as produções com as propostas lançadas pelo projeto, foi mais surpreendente ainda, eles se empolgaram nas suas criações e fizeram questão de apresentar para a turma.
Avaliando este resultado penso em selecionar textos menores e melhores, fazer a interpretação e compreensão oral, sugerir produções de acordo com os gêneros textuais e trabalhar a parte gramatical partindo das correções, quero dizer, dos próprios textos de alguns alunos colocados no quadro e fazendo-se a correção a partir dos "erros".
  • Maria Lucinda Trindade (Escola Izaulina de Castro)

O Gestar melhorou muito a qualidade das aulas de Língua Portuguesa. Venho percebendo que os alunos estão mais interessados com as atividades propostas pelo programa. Os textos apresentados são ricos e propõem uma temática interdisciplinar como no caso de “Essas meninas” de Carlos Drummond de Andrade. Realizamos debates, apresentações, e o texto levou os alunos a uma reflexão sobre os conflitos da adolescência. Através deste e de outro textos estamos fazendo uma releitura dos autores . As turmas têm se mostrado muito mais participativas.

Um comentário:

  1. É isso ai.
    Uma maneira de interagir melhor os alunos, com certeza deve ser um projeto excelente, pelos comentários a cima.

    :)

    ResponderExcluir